Yo defiendo la causa indigena ¿y vos?

Recomendamos

» Notícias » No Brasil

Campanha Eu Defendo a Causa Indígena! é lançada em Brasília

Inserido por: Administrador em 13/06/2012.
Fonte da notícia: Assessoria de Comunicação – Cimi

Por Luana Luizy, de Brasília

 A campanha Em Defendo a Causa Indígena!, resultado de uma parceria entre o Cimi e a Associação de Juízes para a Democracia (AJD), foi lançada nesta quarta-feira, 13, no auditório Dom Helder Câmara da CNBB.

 

O movimento disponibilizou um manifesto na internet com o intuito de colher o maior número de assinaturas de pessoas favoráveis à causa indígena para mobilizar os três poderes. Os escritores e intelectuais Eduardo Galeano, Boaventura de Souza Santos e Frei Betto, além de atores como Wagner Moura e Letícia Sabatella, disseram: Eu Apoio a Causa Indígena! E você?

 

“A Associação dos Juízes para a Democracia é constituída por juízes que não se conformam com a lentidão do Judiciário brasileiro. Tivemos a oportunidade junto com o Cimi de visitar os Guarani Kaiowá, no Mato Grosso do Sul, e ficamos bastante sensibilizados. Entendemos que como juízes precisávamos fazer alguma ação”, afirma Dora Martins, integrante da AJD.

 

A falta de reconhecimento do Estado brasileiro dos povos indígenas, sua organização social, costumes, línguas, crenças e tradições, assim como o não cumprimento da Constituição Federal no que diz respeito à demarcação das terras indígenas, foram as razões principais que motivaram o lançamento da campanha, que já possui uma longa lista de apoiadores, entre personalidades e organizações sociais.

 

“A terra é o eixo vital para sobrevivência física e cultural de um povo e se referindo aos povos indígenas, identificam-se todas suas ações e a recuperação da sua identidade como povo, cultura, costume e tradição. Um povo a viver sem seu território tradicional é decretar seu genocídio”, diz Emília Altini, vice-presidente do Cimi.

Para apoiar a causa indígena, acesse o site: http://www.causaindigena.org/

 

http://www.cimi.org.br/site/pt-br/?system=news&conteudo_id=6333&action=read

Anuncios

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión / Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión / Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión / Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión / Cambiar )

Conectando a %s